
Recursos de Biologia e Anatomofisiologia para o ensino profissional.
BioGeo Profissional

As formas de reprodução, sexuada ou assexuadas, utilizadas pelas diferentes espécies de seres vivos condicionam a variabilidade das suas populações.
A reprodução assexuada permite o rápido crescimento de populações de indivíduos geneticamente semelhantes, permitindo-lhes, assim, a possibilidade de colonizarem ambientes favoráveis.
Por sua vez, os processos de reprodução sexuada asseguram a variabilidade genética de uma espécie, o que pode tornar-se importante em termos de capacidade de adaptação às variações do meio, ou à colonização de novos habitats. Essa variabilidade acontece devido à natureza dos processos envolvidos na meiose, bem como ao acaso inerente à união de gâmetas.
Os ciclos de vida dos organismos apresentam grande diversidade em função das particularidades de cada espécie. O estudo comparativo de exemplos permite identificar aspectos que distinguem alguns tipos de ciclos de vida, salientando a diversidade de estratégias encontradas pelos seres vivos para assegurar o sucesso reprodutivo e fazer face aos desafios que o meio lhes impõe.
Recursos:
Exercícios interativos (netxplica):
Módulo 7 - Processos de Reprodução

Conteúdos:
1. Reprodução assexuada.
1.1 Estratégias reprodutoras
2. Reprodução sexuada
2.1 Meiose e fecundação
2.2 Reprodução sexuada e variabilidade
3. Ciclos de vida: unidade e diversidade.